quinta-feira, 25 de junho de 2009

Projeto Alimentação


Trago nessa postagem o Projeto Alimentação que desenvolvi com minha turma esse ano.Foi um Projeto muito enriquecedor,que trouxe mudanças de hábitos,compensações,e aprendizado.Além do Projeto em si,trago modelos de atividades para somar ao mesmo.

Justificativa

O projeto visa à estimulação por uma alimentação mais saudável, além do conhecimento favorecido aos alunos do quanto é importante alimentar-se bem. Conscientiza sobre o quanto é necessário evitar o desperdício de alimentos, e como alguns alimentos podem ser aproveitados antes de serem destinados ao lixo.

Objetivo

-Identificar vários tipos de alimentos;
- Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;
- Incentivar os bons hábitos alimentares;
- Identificar as preferências alimentares dos alunos;
- Identificar os cuidados que devemos ter com os alimentos e com a nossa saúde;
- Estimular a linguagem oral, coordenação motora e criatividade, trabalhando os valores;
- Conversas informais referentes à mastigação, sobras de alimentos nos pratos na refeição na escola;
-Trabalhar valores, cores, formar, sabores, temperatura, textura e espessura dos alimentos.

Situações de Aprendizado
O aprendizado se dará devido a interdisciplinaridade dos temas, dentro dos eixos dispostos.

Eixos temáticos:


- Português;
- Matemática;
- História e Geografia;

- Educação Física;
- Educação Artística.

Desenvolvimento
Português

- Rótulos e embalagens de alimentos;
- Poemas;
-
Quadrinhas;
- Parlendas;

- Registro de textos coletivos (professor escriba);
- História com uso de fantoches;

- Alfabeto Móvel;
-Palavras Móveis;
- Receitas desenvolvidas e realizadas em sala de aula;

- Cardápio;
- Conversas informais.

Matemática

- Quantidade (quilo, grama);
- Discriminação Visual;

Educação Artística

- Confecção de fantoches para explorar oralidade;

- Recorte e colagem;
- Músicas para memorização.


Educação física

- Jogos e dinâmicas.


História e Geografia

- Roda de conversa;

- Meio Rural;

Ciências

- Roda da boa Alimentação;
- Alimentos propícios para cada estação do ano.


Avaliação

- Participação dos alunos;
- Realização das atividades;
- Expressão oral/verbal do aluno.

Culminância

Visando a socialização dos alunos como complemento do projeto o mesmo finaliza-se com um piquenique, fora do ambiente escolar,ou seja,uma praça próximo a Unidade Escolar.
Um teatrinho de fantoches apresentado pela Nutricionista de nossa escola,fora um dos complementos desse Projeto.





Um dia de sol muito gostoso,e lá fomos nós para o nosso piquenique.







Sugestões de Atividades
























Figuras que podem ser utilizadas como fantoches

Receitas que podem ser desenvolvidas em sala de aula





8 comentários:

  1. Oi nisa,
    Por favor gostaria de pedir sua ajuda com alguns projetos para berçário, pois estou iniciando e não sei como fazer. Preciso de idéias e modelo de projetos. Você pode me ajudar?
    Obrigadooooooo.
    meu e-mail
    belsilveirat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi nisa, gostei muito do seu blog e gostaria de alguns projetos sobre temas que entram no meio ambiente, tipo alimentação, animais, para o maternal I. obrigado
    e parabéns pelo blog bjos da Prof Fernanda meu email é:
    nandafachinelli2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. tatiane, adorei ja sou fã voltarei maais vezes!

    ResponderExcluir
  4. Ola Nisa adoro seus projetos já me ajudaram muito, gostaria de pedir sua ajuda, pois estou em uma turma do berçario com crianças de 1 ano e meio e preciso elaborar um projeto sobre monteiro lobato com duração de duas semanas mas estou muito perdida pois não sei como fazer isso, voçê pode me ajudar? obrigado meu e-mail é baby-ly26@hotmail.com (Charlene)

    ResponderExcluir
  5. Nossa adoreiiiiiiiiiiiii
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  6. seu blog é incrível! sou sua seguidora agora! beijos e obrigada por compartilhar, gostaria de perguntar: sou auxiliar em 2 turmas ( ao mesmo tempo) na educ. infantil, no horario de lanche das duas tias, procuro cantar com eles ou contar uma historia, seria improprio trabalhar algo a mais como a semana da alimentação ou a caixa da dona baratinha com eles em um projeto semanal? a escola não me dá direção em relação a isso...obrigada pela ajuda! bjos!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!! adorei seu blog... você realmente é incrível! estou fazendo um projeto sobre nutrição infantil para o meu estagio e, suas dicas me ajudaram muito.
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. PARABENS!!!!!! QUANTA CRIATIVIDADE. FICO FELIZ EM SABER QUE TEMOS PROFISSIONAIS TAO DEDICADAS. ESTOU PESQUISANDO PROJETO ALIMENTAÇAO P/ MINHA TURMINHA DE BERÇARIO II. OBRIGADA PELA AJUDA. PROFª JOSIANE FERREIRA. NATAL RN

    ResponderExcluir

Seu comentário será liberado após a moderação da autora do blog.