sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Técnicas de Pintura


Trago técnicas fáceis para serem aplicadas em sala de aula referente a pintura.Coloque uma música com som de pássaros,natureza,rios e deixe os pequenos criarem,emoldure ( a pintura pode ser feita em cartolina para melhor resistência,ou papel color set ) e exponha.



PINTURA COM CANUDOS

MATERIAL:

- Papel comum, cartolina ou ofício
- canudinhos de refrigerante
- guaches de cores variadas ( de preferência um pouco ralas, diluídas em um pouco de água)
TÉCNICA: Pingar várias cores de tintas sobre o papel, e soprar as gotas rapidamente com o canudinho, espalhando a tinta.



PINTURA ESPONJADA

MATERIAL:

- Papel branco
- esponja
- guache um pouco diluído


TÉCNICA: Molhar a esponja no guache e ir batendo no papel, misturando várias cores. Experimente usar esponjas de texturas diferentes.


PINTURAS COM CARIMBOS DE LEGUMES

MATERIAL:

- Papel branco
- legumes (batata, cenoura, quiabo, chuchu e etc)
- tinta guache de cores variadas


TÉCNICA: Cortar o quiabo ao meio. Os demais legumes, podem ser esculpidos de qualquer forma em alto relevo.Molhar o material esculpido na tinta e ir carimbando no papel. Essa técnica também tem um efeito muito legal se usarmos ao invés de legumes, rolhas de cortiça, e palha de aço. Experimentem!



PINTURA RASPADA

MATERIAL:

- Papel branco mais encorpado
- guache ou anilina
- pregos
- pincel
TÉCNICA: Arranhar o papel en qualquer forma desejada com o prego. Depois passe o guache dissolvido ou anilina em toda a superfície.



VITRAL COM PINTURAS SOPRADAS

MATERIAL:

- Papel branco mais encorpado
- nanquim
- canudos
- giz de cera
TÉCNICA: Respingar gotas de nanquim sobre o papel branco e ir soprando. Deixar secar. Colorir as áreas tomadas pelo encontro das estrias do nanquim com giz de cera, usando cores fortes e variadas.


PINTURA COM BARBANTE

MATERIAL:

- Papel branco
- barbante
- guache bem expesso com cores variadas
TÉCNICA: Mergulhar pedaços de barbante no guache em cores variadas e ir fazendo composições sobre o papel. O cordão adere ao papel, fixando o desenho feito. Deixar secar. Podem-se usar diversas cores num só trabalho.



PINTURA COM FITA CREPE

MATERIAL:

- Papel branco
- pedaços de fita crepe
- guache ou anilina;

TÉCNICA: Vá colando os pedaços de fita crepe como preferir sobre o papel, depois cobrir tudo com a tinta ou anilina dissolvida. Deixe secar e retire os pedaços de fita crepe.


PINTURA COM PAPEL CREPOM

MATERIAL:

- Papel branco
- retalhos de papel crepom de diversas cores
- álcool;
TÉCNICA: Colocar um pouco de álcool num recipiente de boca larga, molhar o papel crepom e ir deixando respingar sobre o papel. Fazer isso com diversas cores. Depois deixe secar. O resultado é um papel bem colorido, que pode ser usado para encapar cadernos ou embrulhar presentes.



5 comentários:

TokdiAmorecomArt Cintia Moutta disse...

OLÁ NOEMI !!!
ESTOU AQUI PARA LHE PEDIR CARIOSAMENTE UM GRANDE FAVOR, A MINHA FILHA ESTAR PARTICIPANDO DE UM CONCURSO QUE A FOTO MAIS VOTADA GANHA E GOSTARIA DE CONTAR COM SUA PARTICIPAÇÃO NA VOTAÇÃO ATÉ OUTUBRO, É 1 VOTO POR DIA PARA CADA PC, LÁ NO MEU CANTINHO ESTA TUDO EXPLICADO, DEPOIS EU MANDO O LINK CORRETO. POSSO CONTAR COM VOCÊ ?!! obrigada!!

Cantinho Alternativo e Lúdico disse...

campanha, SOU SEU FÃ!!!
´´´´´´´´´´´¶
´´´´´´´´´´¶¶
´´´´´´´´´¶¶¶
¶¶¶´´´´´¶¶´¶
´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶
´´´¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´¶¶´Fô¶¶¶¶
´´´´¶¶´´´´´¶¶¶
´´´¶¶´¶¶¶¶´´¶
´´¶¶¶¶¶´´¶¶´¶´
´¶¶´´´´´´´´¶¶¶´

Você já ganhou a sua,
agora vou ver se ganho a minha .
Passe para seus AMIGOS,
e ganhe mais Estrelinhas também.
Me mande de volta se for meu Fã.

Maria das Dores disse...

AS SUAS DICAS SÃO INCRÍVEIS.
E DE GRANDE VALIA PARA MAIOR
ENRIQUECIMENTO DE MEU TRABALHO.
OBRIGADA, POR VOCÊ EXISTIR.
ABRAÇOS.
NINA CORDEIRO.

Anônimo disse...

Noemi suas técnicas foram muitos úteis pra
mim no curso de pedagogia que eu faço.Em um momento eu me vi perdida sem saber o que aprasentar em meu portifólio e de repente seu site apareceu ,foi muito útil obrigada!!!

Joceli Maria disse...

ola prof. Noemi adorei seu blog e as sugestões de trabalhos que você postou, parabéns pelo belo trabalho que tens realizado.Um forte abraço.Ate mais !