sábado, 10 de abril de 2010

História: Dona Baratinha



Nessa postagem trago a continuação das atividades desenvolvidas em minha sala de aula,relacionadas a história da Dona Baratinha.Abaixo segue a versão da mesma, e a caixinha que confeccionei para que as crianças levassem para casa com o alfabeto.O objetivo dessa atividade é a fixação do alfabeto através da leitura constante.Essa leitura foi solicitada como apoio para os pais,em um roteiro que elaborei explicando a importância e o objetivo da atividade.



Versão da História


A Caixinha

Dona Baratinha mesmo depois do casamento com o Senhor Ratão,não parou com sua mania de fazer faxina.E foi assim que numa manhã,pegou a sua vassoura e começou a arrumação.De repente,ela encontrou uma caixinha colorida e disse:
- O que será que tem nessa caixinha?
Dona baratinha abriu a caixinha.Sabe o que tinha dentro?
Vinte e seis letrinhas coloridas.


O Segredo


Dona Baratinha foi para a janela e disse:
- Quem agora quer saber o segredo das letrinhas,venha logo aprender com a Dona Baratinha! Como nenhum bicho apareceu,Dona Baratinha ficou muito triste e guardou novamente as letrinhas na caixinha.Mas no dia seguinte...


No dia seguinte

Quando o dia clareou,Dona Baratinha acordou.E quando a janela abriu,sabe o que ela viu?Toda aquela criançada que estava interessada,no segredo das letrinhas,que estavam na caixinha.

A turminha

E lá estavam.Além de outras crianças.Paula toda bonita,com seu vestido de chita.
Gustavo,Júlio e André coçando a sola do pé.Ana,Alice,Breno e Davi,todos comendo caqui.Então chegou Camila,trazendo a sua mochila.E,como acabei de dizer toda aquela criançada queria era mais conhecer aquelas letrinhas encantadas e o seu segredo saber...E você quer conhecer o segredo das letrinhas?



Molde da Caixinha















As crianças recortaram e colocaram na caixinha o alfabeto.

Com essa atividade obtive excelentes resultados,dentre eles claro,a mudança da hipótese de escrita de alguns alunos.

2 comentários:

  1. Que maneira gostosa de ensinar e aprender!Parabéns!bjs,

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta actividade. Muito gira para preparar novas formas de aprendizagem da escrita e deixa muitas hipóteses no ar.

    ResponderExcluir

Seu comentário será liberado após a moderação da autora do blog.